REFORMA DA LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIA: DERRUBADA DE VETOS

(19/03/2021)


A reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falência (Lei nº 14.122) foi sancionada em 24.12.2020, tendo sido alvo de vetos temas importantes envolvendo execuções trabalhistas, cooperativas, ganho de capital, cédula de produto rural e alienação de ativos. No total, foram 14 dispositivos vetados, sendo que 12 foram dedicados à reforma da Lei 11.101/2005 (arts. 6º, §§ 10 e 13; 6º-B, I e II; 50-A, I, II, III e parágrafo único; 60, parágrafo único, 66, §3º) e apenas 2 às alterações da Lei 8.929/1994 (art. 11, caput e parágrafo único).

 

Os vetos presidenciais foram objeto de críticas no meio jurídico especializado, em defesa da eficiência da reforma e do equilíbrio da Lei 11.101/05. Assim, em 17.03.21, a Câmara dos Deputados votou pela derrubada da maioria dos vetos, mantendo apenas o 1 e 14. A rejeição dos dispositivos 2 a 13 foi acordada entre líderes e gera expectativa de confirmação pelo Senado Federal.

 

Dentre os vetos rejeitados, destacam-se os arts. 60, parágrafo único, e 66, §3º, que tratam de regras de não sucessão ou responsabilização ao adquirente de na venda de ativos, visando trazer maior segurança ao mercado quando da aquisição de ativos como as unidades produtivas isoladas (UPIs).

 

A manutenção dos vetos acarretaria indesejável insegurança jurídica na interpretação da regra, o que fatalmente afetaria o fluxo de investimentos tão necessários para superação da crise. Em outras palavras, retirando a segurança do investidor, esvazia-se uma fundamental possibilidade de aporte de recurso de terceiros. Ademais, trataria de verdadeiro retrocesso jurídico, visto que a tradição de não sucessão já está consolidada no direito e jurisprudência.

 

Para mais informações sobre a votação, confira em: https://www.congressonacional.leg.br/.../veto/detalhe/13845


Últimas Notícias


  •   ARTIGO PUBLICADO

    Dra. Giovana Farenzena e Dr. André Estevez publicam artigo que abrange críticas e contribuições ao PL 03/2024, junto ao site Conjur, em 25 de junho.   O artigo pode ser consultado em integra pelo site conjur.com.br ou diretamente pelo link .

    - (27/06/2024)

  •   VISITA INSTITUCIONAL JUNTO AO TJRS

    Em 25 de junho, o Sócio André Estevezparticipou de visita institucional junto ao TJRS, juntamente com Dirigentes da Câmara de Arbitragem da Federasul e da CIERGS, do Comitê Brasileiro de Arbitragem da OAB/RS.   Os representantes solicitaram a uniformização da jurisprudência referente à matéria da arbitragem, no âmbito do 2.ª Grau, tentando fazer com que tramitem especificamente em Câmaras ligadas ao Direito Empresarial, como a 5.ª e 6.ª Câmaras Cíveis.   Na reunião, estavam presentes o Presidente do TJ, Des. Alberto Delgado Neto, o 1° Vice-Presidente do TJ, Des. ícaro Carvalho de Bem Osório, a 3ª Vice, Des. Lusmary Fátima Turelly da Silva, o Des. Ney Wiedemann Neto, integrante da 6.ª Câmara Cível os representantes da Câmara de Arbitragem da Federasul, André Estevez, André Jobim de Azevedo e Gabriela Wallau, do CBAR, Rafael Xavier e Pietro Webber, da FIERGS, Ricardo Chaves Barcellos, e da OAB, Lucas Gavrosnki.   Mais detalhes sobre a notícia podem ser conferidos junto ao site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

    - (26/06/2024)

  •   SITE NOVO ANDRÉ ESTEVEZ

    Lançamento do Site Novo do Sócio André Estevez, o qual reúne diversas obras acerca do Direito Empresarial, com foco em temas como Recuperaçao Judicial e Falência, Direito Societário, entre outros temas do Direito Privado.   Com o objetivo de facilitar a consulta sobre os assuntos, o site é direcionado a profissionais, estudantes e acadêmicos que buscam aprofundamento sobre os tópicos relacionados.   Link para acesso.

    - (25/06/2024)

  •   ENCERRADA A FALÊNCIA DE MOBICARD

    Estevez Guarda Administraçao Judicial informa o encerramento da falência de Mobicard Gestão de Créditos Inteligentes Ltda.   A decretaçao da falência ocorreu em 05/10/2023 e, no dia 17/06/2024, o Juizado Regional Empresarial da Comarca de Pelotas - RS declarou o encerramento do processo.

    - (24/06/2024)

Ver todas as notícias